A escola já não é mais a mesma. Felizmente.

Gamificação permite que temas complexos até para a maioria dos adultos, como “fuso horário” sejam aprendidos de um jeitinho divertido que ninguém mais esquece

Por Larissa de Souza- Juiz de Fora

Jogo de tabuleiro que ensina fuso horário

Se uma pessoa do início do século XX (entre 1900 e 1930) fosse deslocada no tempo para os dias atuais, em qual desses lugares ela se sentiria mais confortável por ser mais parecido com o que ela já conhece: uma agência bancária, uma sala de cinema ou uma escola? A terceira opção não deixa mesmo espaço para dúvidas, afinal, a imensa maioria dos estabelecimentos educacionais do século XXI mantém a mesma essência das escolas do século XX: carteiras dispostas em fila com o professor à frente, conduzindo o processo de aprendizagem.

Isso até poderia ser verdade no cenário antes da pandemia de Covid-19. A quarentena imposta pela chegada do novo coronavírus alterou drasticamente o antes presumível ambiente escolar, trazendo a máxima da “inovação” – exploração com sucesso de novas ideias – para este ambiente antes tão tradicional. E para marcar o Dia Mundial da Inovação, a escola Integra traz para a sala de aula (na casa de cada criança) a experiência da aprendizagem lúdica por meio da gamificação.

Quem nunca tremeu suas placas tectônicas ao ouvir o tema “fuso horário” na escola? Pois é, nada melhor que um jogo de tabuleiro à moda antiga para acalmar esse terreno e trazer para a cena a moderna metodologia de aprender brincando com materiais que as famílias já tem. Afinal, para quê consumir se a gente pode inventar? Com tabuleiro criativo, peças e placar feitos com objetos de casa e uma boa companhia, a INTEGRA ensina que aprender fuso horário pode ser divertido e simples!

A Gamificação em atividades pedagógicas fortalece o engajamento no alcance de objetivos, além de motivar o pensamento estratégico, a curiosidade, o trabalho em equipe e sobretudo fazer com que o momento dedicado ao aprender seja divertido.

Na INTEGRA consideramos o desenvolvimento das inteligências intelectual, física, emocional, social e cultural. Aqui, acreditamos na capacidade do ensino em transformar as pessoas. Oferecemos o direcionamento e o apoio para que nossos estudantes possam lidar com os desafios e conquistar seus sonhos de maneira sábia, generosa e honesta.

Vamos transformar esse sonho em realidade juntos?