Experiência Interdisciplinar: Ciências e Innovation juntos!

Partindo de uma experiência interdisciplinar, envolvendo Ciências e Innovation, os estudantes do Grade 5 aprofundaram seus estudos na temática da condutibilidade elétrica. Sob condução da Teacher Ana e do Teacher Gabriel, a turma construiu dois circuitos elétricos. Ambos tinham como fonte de energia duas pilhas conectadas, que se ligavam através de fios de cobre a um led. Nos dois casos, em um dos fios que ligava a pilha de led foi colocado um objeto. No primeiro, inserimos um clip de papel e, no segundo, colocamos uma borracha escolar. Depois de montados, foi possível perceber que no circuito em que havia o clip de papel o led se acendeu. Já no circuito em que havia a borracha escolar o led ficou apagado.

A partir da observação do experimento e acessando conhecimento que já tinham sido discutidos previamente, os estudantes constataram que osso ocorreu pois o clip é um condutor elétrico, enquanto a borracha é um isolante elétrico. Com isso, além de compreender como funciona um circuito elétrico, os estudantes puderam se atentar quais materiais têm alta capacidade de conduzir energia elétrica e quais a isolam, entendendo como é possível evitar acidentes no cotidiano.