A festa de Halloween

Compartilhe:

No dia 31 de outubro é comemorado o Halloween ao redor do mundo ou o Dia das Bruxas, como é conhecido aqui no Brasil. Mas você sabe quando e como surgiu essa tradição? Neste post, iremos te contar a história e a simbologia dessa antiga festividade.

Para entendermos a origem da festa de Halloween precisamos voltar um pouco (ou bastante!) na linha do tempo da história. Há 3 mil anos, o povo celta vivia em algumas regiões do continente Europeu. Um dos festivais mais importantes para eles era o Samhaim, que tinha início no dia 31 de outubro e terminava no dia 1º de novembro. Ao longo desses dias, eles comemoravam a chegada do ano novo no calendário celta e homenageavam o Rei dos Mortos.

Os celtas acreditavam que nesse período de Samhaim, os mortos voltavam do mundo em que estavam e poderiam circular pelas terras. Para evitar a aproximação dos espíritos maus e se defenderem dessas forças sobrenaturais, os celtas usavam roupas sombrias. Eles também tinham o hábito de acender fogueiras para que os espíritos bons encontrassem mais rápido seus caminhos.

Na Idade Média, essa festividade se espalhou para os cristãos e se tornou popular em toda a Europa. Por anteceder o dia de Todos os Santos do calendário cristão, “Halloween” é uma abreviação da expressão “All Hallow’s Eve”, e na tradução significa “véspera de Todos os Santos”.

A partir do século XIX, com a chegada dos imigrantes irlandeses nos Estados Unidos, a celebração do Halloween foi ganhando novos hábitos e sofrendo algumas alterações. Um exemplo é o fato de que os celtas costumavam esculpir rostos assustadores em nabos para afastar os espíritos. Já os americanos, adaptaram essa ideia usando abóboras, pois era mais comum na América.

Ao longo do tempo, outros símbolos, além da abóbora, foram relacionados ao Halloween, como caveiras, morcegos, bruxas, fantasmas, múmias e tudo o que nossa imaginação considerar assustador.

Hoje o Halloween é uma das maiores festas do mundo, sendo um dos feriados mais lucrativos nos Estados Unidos. Aqui no Brasil não é considerado feriado, mas ainda assim vale a pena entrar na brincadeira e se divertir fantasiado por aí, não é mesmo?

 

 

Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/datas-comemorativas/halloween.htm

Deixe um comentário

Prepare seu filho para os desafios de um mundo em transformação