A importância da arte na Educação Integral

Compartilhe:

Teatro, música, artes visuais. Por que as expressões artísticas são indispensáveis à formação integral? Os professores da Integra respondem.

A musicalização precoce muda o domínio da linguagem verbal, consciência fonológica e relações da escrita com a fala, explica a professora Mila Aguiar

Fernanda D’Alessandro- Visual Arts

 

Ler o mundo em que se vive é o primeiro passo para a leitura de sua própria identidade, de sua própria formação”.

Num contexto de sala de aula, pode levar um longo tempo para que um professor se considere conhecedor de seus alunos, levando em conta o curto tempo de convívio semanal, bem como a quantidade de estudantes presentes numa única turma. Nesse quesito, o Arte/Educador pode ser considerado afortunado, pois leciona uma disciplina que naturalmente promove o diálogo. 

É um profissional que pode trazer muitas informações sobre o corpo estudantil para outros professores, sobretudo durante as reuniões que englobam a equipe docente completa. Como consequência, o ensino de arte pode contribuir para o desenvolvimento de ferramentas, para que a escola exerça seu papel de agente de socialização e mediação entre a família e a sociedade com plenitude.

É importante lembrar que as Artes não respondem a exigências unicamente estéticas, permeando também pelos caminhos da cultura e da linguagem, através dos símbolos e seus significados dentro da poética pessoal de cada aprendiz. Considero que a intenção do professor também é dar suporte para que o aluno se reconheça e seja capaz de expressar sua identidade (suas ideias, seus sentimentos, suas visões) por meio artístico. 

A preocupação em se formar professores de arte que trabalhassem a ideia da auto expressão existe no Brasil desde o início dos anos 1980. Segundo Ana Mae, preparar a criança para a leitura de imagens produzidas por artistas é um preparo para que ela possa ler as imagens que a cercam no mundo. Ler o mundo em que se vive é o primeiro passo para a leitura de sua própria identidade, de sua própria formação. 

E, finalmente, conhecendo-se bem, é possível expressar-se de múltiplas formas; sejam elas fotos, pinturas, desenhos, canções e/ou performances. O caminho inverso também é possível: o aluno pode fazer sua produção e aprender a refletir sobre os porquês dos elementos estéticos que escolheu a partir de provocações do educador. 

Com isso, inicia-se um processo interno de investigação, em que o educando busca as origens dessas escolhas e abre espaço para que o Arte/Educador amplie seu repertório, ao trazer referências de outros artistas que dialogam com tais elementos estéticos. A arte, enfim, possibilita que o ser se manifeste não apenas linearmente, mas integralmente.

Gabriela Guarabyra- Drama

A arte de compreender nossos limites físicos e emocionais é um grande despertar para nossa autogestão”.

Com as artes cênicas nas escolas, pensamos muito sobre o amadurecimento da fala e das relações sociais. É comum que muitos pais pensem que o teatro na esfera educacional serve apenas para ajudar a melhorar a timidez da criança, e na verdade as artes cênicas desenvolvem muito mais. A relação de criatividade e teatro é um processo constante, ligado à ideia de resolução de problemas e estímulos que garantem a autonomia da criança em construções coletivas e individuais a partir de dinâmicas. Assim como na pedagogia, a brincadeira é um instrumento essencial, podemos trabalhar a atenção, o foco e a sociabilidade da criança em todas as idades, partindo de diferentes estímulos.

O professor de teatro age como um instrutor, é aquele que dá a mão aos estudantes e os ajuda a compreender seus limites. O objetivo não é transformar as pessoas em algo que não são, e sim ajudá-las a encontrar a potência dentro de si. Sendo assim, não estamos preocupados em acabar com a timidez, ser tímido não é um problema. O que queremos é que mesmo o estudante tímido possa se sentir confiante e confortável em situações sociais, desenvolver sua linguagem corporal, fala e outras tantas habilidades proporcionadas pelas aulas de teatro.

O grande teatrólogo Brasileiro Augusto Boal acredita que o teatro é uma potente ferramenta de transformação social, age contra a inibição do pensamento crítico e individual e fortalece a autonomia do indivíduo que o pratica. A inserção do teatro na escola é uma prática inovadora. A arte de compreender nossos limites físicos e emocionais é um grande despertar para nossa autogestão. Além disso, o fortalecimento de laços com o outro no ambiente teatral expande a consciência social e de grupo do estudante. O conceito de empatia é amplamente discutido nesse contexto.

Mila Aguiar- Music

A música e o pensamento escolar estão intimamente ligados desde os tempos em que as primeiras organizações humanas se formaram em sociedade. Ambos carregam diversos aspectos de divulgação de valores éticos e morais de um ou de vários grupos; tanto a música quanto a escola possuem lugar na sociedade como alvo de discussões sobre uma dita “decadência cultural” tão sentida por gerações à frente do desenvolvimento de tecnologias e de estéticas. 

As artes já possuem caráter transversal no desenvolvimento, ou seja, apoiam o desenvolvimento de várias áreas e habilidades das crianças, e a música promove caráter lúdico nas experiências de aprendizagem.

Segundo pesquisadores, não há área específica no cérebro para funções musicais, visto que a música movimenta várias áreas cerebrais, inclusive as envolvidas com outros tipos de cognição. Autores acreditam que a função musical envolve praticamente todas as funções cognitivas. 

A musicalização precoce muda o domínio da linguagem verbal, consciência fonológica e relações da escrita com a fala (fonema e grafema), visto que exercita antes de tudo a habilidade de escuta, assim como habilidades lógico-matemáticas e coordenação motora.

A música na escola, assim como o letramento artístico geral, busca não só o desenvolvimento técnico – que não é ignorado nas experiências lúdicas – mas também na vivência cultural, aspectos socioemocionais e psicomotores. 

Para músicos e crianças com acesso à educação musical, existe além da criação de ambiente coletivo e desenvolvimento das competências de empatia a observação do mundo com diferentes ferramentas. Uma escola com práticas musicais capilarizadas desenvolve seres humanos integralmente. 

SAIBA MAIS EM:

Escola Integra – www.escolaintegra.com

Instagram: @escola.integra

 

1 comentário em “A importância da arte na Educação Integral”

Deixe um comentário

Prepare seu filho para os desafios de um mundo em transformação