A importância da Educação Ambiental

A importância da Educação Ambiental

O Planeta Terra é a nossa casa e é importante que todos nós cuidemos e preservemos nossa fauna e flora. A educação ambiental envolve certas atitudes que, apesar de parecerem simples, fazem toda a diferença na preservação e manutenção do meio ambiente. Assim, pequenos grupos de pessoas podem realizar escolhas mais conscientes com relação ao consumo de determinados produtos e como descartá-los de forma que não cause nenhum impacto negativo na natureza, por exemplo.

Aqui na INTEGRA, procuramos desenvolver nos nossos estudantes desde cedo a consciência sobre como podemos e devemos cuidar do meio ambiente. Um dos projetos que temos na Escola envolve a ida à campo para que as crianças possam ver de perto como podem atuar de maneira efetiva e ser agentes transformadores do meio em que pertencem.

Uma das últimas Field Trips que fizemos foi em Ibitipoca, através do Ibiti Projeto. Na semana seguinte à viagem, os estudantes se reuniram no bosque da Escola INTEGRA e conversaram sobre o que aprenderam na excursão e sobre o que podem fazer, daqui para frente, para dar continuidade ao aprendizado que tiveram.

A Turma 1A, depois de muita conversa e reflexão, decidiram que poderiam contribuir recolhendo o lixo do bosque. Para isso, eles se dividiram em pequenos grupos e percorreram o bosque todo e juntando tudo que encontraram no chão e que não era da natureza. Nossos pequenos ficaram muito felizes por terem feito a sua parte e, após a atividade, estamparam um lindo sorriso no rosto!