A importância de trabalhar as nossas emoções

Trabalhar as habilidades emocionais é essencial para que estejamos alinhados com os desafios surgidos no século 21. Estamos em uma época em que crianças e adultos são submetidos a estímulos tecnológicos constantemente gerando uma sensação de imediatismo e respostas automáticas para as demandas que surgem.

No entanto, é imprescindível que tenhamos espaço para desenvolver (e quanto mais cedo, melhor!) algumas competências que envolvem aspectos cognitivos e sociais, deixando um pouco de lado a “pressa” e a rapidez nas quais estamos inseridos sem nem perceber na maioria das vezes.

Se para nós, adultos, essa pausa é essencial para que possamos nos manter equilibrados e com a saúde mental em dia, para as crianças é extremamente importante que essa redução da aceleração característica dos dias atuais.

Estimular nos estudantes a prática da reflexão sobre determinados temas e assuntos, a interpretação de texto associada a uma visão de mundo trazida pela própria criança, a realização de trabalhos em grupos aumentando a interação e o contato com atividades variadas podem ajudar no desenvolvimento socioemocional tão necessário para a vida adulta.

Para isso, é necessário que as atividades e exercícios práticos e reflexivos estejam de acordo com a faixa etária do estudante, pois, do contrário, não haverá um aprendizado satisfatório acerca do assunto tratado na proposta.

Escolher temas que despertam o interesse de crianças é um dos caminhos que seguimos para criar um plano de tarefas, debates, aulas e exercícios para os estudantes. A Escola INTEGRA conta com uma equipe pedagógica totalmente voltada para as necessidades dos pequenos, trazendo, assim, atividades completas para o desenvolvimento socioemocional desde cedo. Assim, o objetivo é que nossas crianças se tornem adultos mais confiantes, com mais autonomia e segurança para estarem onde eles quiserem no futuro!