A leitura na educação infantil: você sabe qual é a importância?

A leitura na educação infantil: você sabe qual é a importância?

Durante o período escolar, a leitura é um hábito bastante incentivado, mas você sabe o porquê?

O hábito de ler pode auxiliar no desenvolvimento de diversas habilidades de grande importância para a vida acadêmica, pessoal e social do estudante. Por meio dela, a criança cria a capacidade de compreender e interpretar diferentes contextos, desenvolve a habilidade de interagir com os demais através das histórias e das palavras e se torna mais preparado para compreender o mundo em que está inserido!

Mais ainda, os livros são grandes aliados no desenvolvimento da linguagem como um todo, ampliando o vocabulário de quem lê, impulsionando a criatividade, a construção do senso crítico e o protagonismo das crianças como as criadoras de seus saberes!
Além disso, pode ser um grande fator redutor de estresse. Cabe também comentar o impacto que a leitura pode ter na aprendizagem e no conhecimento de novas pessoas e culturas, sobre empatia, ética, honestidade e diversos outros valores importantes.

Assim, a leitura se torna uma grande ferramenta na evolução social, cognitiva e emocional das crianças, ainda mais potencializada se estiver de acordo com a faixa etária e o amadurecimento de cada indivíduo.

A alfabetização das crianças termina por volta dos 6 anos de idade, porém é interessante que esse hábito seja construído desde muito antes. Trazer momentos de leitura para as crianças com livros que chamem a sua atenção pode ser uma boa opção para incentivar o hábito de ler nos pequenos.

Conforme a criança for crescendo e descobrindo novos interesses, o hábito permanecerá e ela passará a escolher os livros que deseja ler e a querer discutir sobre os assuntos tratados.

Dessa forma, a leitura deve ser introduzida no dia a dia de cada família de forma natural e instigante, para que o interesse e a atenção da criança se voltem para a atividade, motivando-a a repetir mais vezes.

Por fim, a leitura na educação infantil tem não só o poder de ampliar os conhecimentos acadêmicos dos estudantes, mas sim de impactar suas vidas positivamente nos mais diferentes aspectos!

Vamos colocar a leitura em dia a partir de hoje?