A psicomotricidade na educação infantil

O termo “psicomotricidade” se refere a algumas habilidades essenciais para o desenvolvimento de todos, relacionando a formação da consciência emocional do indivíduo, sua cognição e seus movimentos corporais em função de suas experiências e socialização.

Para explicar um pouco melhor, podemos olhar para a etimologia da palavra. O prefixo “pisco” diz respeito à alma ou à mente, já o sufixo motricidade surge a partir do termo em latim “moto” que, por sua vez, significa movimento. Dessa forma, os termos unidos dizem respeito a esse estudo dedicado à conexão dos aspectos emocionais, cognitivos e motores nas diferentes etapas de desenvolvimento de nossas vidas.

Na educação infantil, a psicomotricidade é uma prática utilizada no desenvolvimento integral e completo de nossos estudantes, trabalhando aspectos motores, cognitivos, mentais e emocionais. Assim, através de algumas atividades são trabalhadas áreas para além do movimento em si, contribuindo para a potencialização do domínio de habilidades que serão úteis para a criança nos mais diversos momentos de sua vida pessoal e escolar.

Alguns exemplos de elementos psicomotores que são trabalhados durante a educação e que possuem impacto no dia a dia de nossas crianças são:

Lateralidade: uso dos lados direito e esquerdo do corpo em atividades e movimentos diários.

Coordenação motora ampla: uso de diversos músculos para a realização de “movimentos grandes”, voluntários e mais complexos.

Coordenação motora fina: realizações de movimentos coordenados que utilizam grupos musculares menores, como os dos pés e das mãos.

Organização espaço-temporal: capacidade de se orientar e realizar movimentos adequados dentro de um determinado espaço e tempo.

Consciência corporal: o conhecimento do indivíduo do seu próprio corpo, que permite com que ele se relacione com os espaços, objetos e outras pessoas que se encontram em sua volta.

Durante as aulas de bem-estar na INTEGRA, são propostas atividades que misturam diferentes habilidades, a fim de aumentar a troca de experiências e aprendizados entre as crianças. Nossos estudantes são incentivados a explorar os espaços da nossa escola, contribuindo, assim, para o desenvolvimento dos elementos psicomotores estimulados durante as aulas. Dessa forma, cria-se um bom caminho para o crescimento individual, social e motor de cada criança.