Centro de Formação reforça cultura da Integra como escola aprendente

Inaugurada oficialmente com a Jornada de Aprendizagens, a iniciativa abre espaço para a experimentação e a convergência de diferentes saberes.

Pa
ra a líder do Centro de Formação, Luciana Itho, a formação de lideranças e educadores visa desenvolver diferentes saberes, habilidades e atitudes.

A Rede Apogeu, da qual a INTEGRA faz parte, entende que investir no desenvolvimento contínuo de seus colaboradores é investir no próprio crescimento da Organização e, por isso, avança com a criação de um Centro de Formação, fortalecendo saberes, habilidades e atitudes para a equipe de educadores e lideranças da Rede.

“São as pessoas que constroem o futuro da organização. Quando cada uma entende seu papel e sua contribuição na composição do todo, a organização é capaz de crescer de maneira mais sustentável. As pessoas se conectam por diferentes caminhos e interesses. Cada uma encontra no seu propósito pessoal um ponto de conexão com o propósito da organização”, explica a líder do Centro de Formação, Luciana.

No Centro de Formação não é diferente. A ideia é que a comunidade se veja representada, seja pela equipe de formadores que incluem professores e lideranças da própria Rede, seja pelas temáticas das formações sugeridas pelas unidades do APOGEU.

O Centro de Formação promove formações nos formatos remoto, híbrido e presencial (quando for possível retomar ao presencial), de forma síncrona e assíncrona.

“O espaço foi pensado para ter uma estrutura flexível, de forma que possamos propor diferentes experiências de aprendizagem, de acordo com o objetivo a ser trabalhado com cada grupo de educadores e lideranças. A metodologia intercala momentos teóricos com momentos de prática, a fim de fortalecer, por exemplo, os professores, para reproduzirem práticas ativas em sala de aula com os alunos. Não faz sentido aprender algo se não consigo adaptar e aplicar no meu dia a dia. Por isso, ao final das formações, os aprendizes são sempre convidados a pensar de que forma aplicarão o aprendizado adquirido já no dia seguinte de suas realidades”, observa a líder do Centro de Formação.

Os formatos das formações conversam com a sociedade na qual estamos inseridos e para qual a Educação Básica precisa avançar de forma definitiva. Não é de hoje que o mundo vive uma nova realidade com o advento da Internet e da popularização dos dispositivos móveis avançados.

“Somos cíbridos. Expressão derivada do conceito de cibridismo que significa que estamos on e off o tempo todo, transitando entre essas duas instâncias. Enquanto estamos aqui, por exemplo, há uma persona nossa interagindo com outras nas redes sociais”, explica a líder do Centro de Formação.

Pandemia acelerou formato virtual de aprendizagem

A pandemia de Covid-19 acelerou a inclusão oficial de espaços virtuais de aprendizagem na Educação Básica e consequentemente viu aumentar a demanda por novas metodologias e estratégias eficazes para gerar engajamento e tornar a aprendizagem significativa em meio digital.

“Precisamos apoiar o educador, para que ele entenda que as metodologias, as habilidades e ferramentas para atuar no presencial e no formato remoto não são as mesmas. E por isso é preciso se desenvolver continuamente, ser capaz de apoiar o aprendizado dos alunos nos diferentes formatos em que a sociedade está estruturada. Já as lideranças possuem outros desafios, como por exemplo, o aprenderem a incluir de forma estratégica o meio digital a favor do processo de crescimento da organização, da escalabilidade do negócio”, explica Luciana.

No início deste ano letivo, o Centro de Formação promoveu uma Jornada da Aprendizagem com o objetivo de fortalecer a equipe de gestores e professores para a implementação do Movimento Híbrido de Aprendizagem (MHA) da Rede, que, na INTEGRA. se caracteriza como Movimento Escola Híbrida.

“É uma mudança de cultura muito grande. Criar uma cultura aprendente em uma organização, mesmo que seja na área da Educação, leva tempo, é processual”, finaliza Luciana, entusiasmada com as oportunidades que estão por vir.

Saiba mais em:

Escola Integra – www.escolaintegra.com