Como assim, escola inovadora?

Descubra o porquê de Inovação e a INTEGRA caminharem lado a lado

Por Rafaela Bassi- Juiz de Fora

Muito tem se falado sobre inovação e sua importância em diversos setores da nossa comunidade. Para muitos, essa é a única forma de sobreviver no mundo dos negócios e é taxada como sinônimo de tecnologias e novos recursos competitivos. Mas, pensando no setor de educação, o que de fato queremos ao inovar os processos educativos e como podemos tornar essa prática uma realidade não tão distante?

Para começar essa reflexão, te convido a pensar numa hipotética viagem no tempo, em que um professor dos anos 80 viajasse para uma instituição de ensino atual e precisasse dar uma aula sobre “seres vivos”. Passados 40 anos, esse professor encontraria grandes mudanças na estrutura da escola?

“As carteiras continuam enfileiradas uma atrás da outra, eu continuo aqui na frente com meu quadro para transmitir o conhecimento aos alunos. Percebi o acréscimo de alguns recursos que não conhecia, como os computadores e a tal da internet. Mas, não há nada que me impeça de dar a mesma aula de anos atrás.”

Você concorda que a fala acima poderia ser dita por esse professor? Em 40 anos, nossa sociedade passou por muitas mudanças radicais, como por exemplo a substituição das grandes vitrolas por um simples aplicativo de música que instalamos no celular. Será que não devemos discutir a velocidade da evolução da escola em meio a tantas transformações digitais e tecnológicas? Será que com tantas tecnologias e recursos disponíveis atualmente, podemos garantir que o modelo tradicional de educação contempla todos os diferentes perfis de estudantes?

E é por isso que na nossa Escola INTEGRA temos a inovação como um pilar de sustentação! As mudanças ocorrem a todo momento em uma velocidade significativamente rápida e precisamos formar pessoas que saibam se reinventar criativamente. Como vamos preparar o estudante para o futuro se ele ainda nem existe? Queremos que nossos estudantes sejam agentes criadores do próprio futuro, sempre pensando no bem e harmonia coletiva. Lembrando sempre que não importa o que sabemos, mas sim o que conseguimos fazer com isso!

Esse pilar se dissolve em:

• um currículo que contempla o desenvolvimento integral do estudante;
  • um ambiente integrador, acolhedor e criativo;
  • em uma gestão humanizada;
  • métodos pedagógicos inovadores que garantem o protagonismo do estudante;
  • uma relação de responsabilidade e igualdade com toda a comunidade.

Além disso, a inovação também está presente no dia a dia dos estudantes no formato de disciplina onde desenvolvemos as competência Letramento Tecnológico, Resolução Criativa de Problemas e Realização de Projetos.

Tudo isso nos inspira a criar uma novo formato de educação, em que a aprendizagem criativa e significativa ganha seu espaço! Para nós, inovar significa quebrar paradigmas e caminhamos na direção para que isso seja uma realidade cada vez mais próxima de todos.

Na INTEGRA consideramos o desenvolvimento das inteligências intelectual, física, emocional, social e cultural. Aqui, acreditamos na capacidade do ensino em transformar as pessoas. Oferecemos o direcionamento e o apoio para que nossos estudantes possam lidar com os desafios e conquistar seus sonhos de maneira sábia, generosa e honesta.

Vamos transformar esse sonho em realidade juntos?