Você sabia que o espaço de brincadeira pode favorecer o processo de letramento?

Compartilhe:

Quando pensamos na ação “brincar”, podemos imaginar, em um primeiro momento, algo oposto ao “sério” ou até mesmo sem muita importância. Como consequência desse pensamento, costumamos fazer uma separação entre o brincar e o processo de aprendizagem que, por sua vez, é considerado um exercício de atenção, foco e propósito. No entanto, há a possibilidade de aprimorar os momentos de diversão trazendo diversos benefícios e incentivos ao processo de letramento. 

Afinal, como esse aprimoramento pode ser feito? É importante entender que os processos cognitivos como a imaginação, a solução de problemas e a categorização acontecem tanto nas brincadeiras quanto no processo de letramento. Na infância, a imaginação livre proporciona narrativas e interações sociais que constroem um jogo simbólico de regras. Por isso, estimular brincadeiras que ofereçam essa possibilidade faz com que o pensamento de cada criança se desenvolva e se consolide com uma linguagem própria. 

Através de um espaço lúdico potencializado com diferentes materiais, conseguimos incentivar a leitura e a escrita, a prática da codificação e da decodificação de mensagens, o estabelecimento de correspondências entre sons e símbolos e, por fim, a relação entre a fala e as palavras escritas. Dessa forma, alcançamos um espaço de educação informal no qual a criança, por meio de ações livres, desenvolve seu aprendizado. 

Que tal algumas dicas de brincadeiras e materiais que você pode fazer em casa para favorecer esse processo para a sua criança?

 

  1. Materiais para simular uma brincadeira de ligação telefônica: telefone de lata, por exemplo.
  2. Panelinhas e colheres, juntamente com papéis representando receitinhas, que podem ser feitas pela própria criança.
  3. Lápis, papéis e envelopes: para brincadeiras que simulam escrita de cartas ou bilhetes. (Não é necessário que a criança já saiba ler e escrever!)
  4. Lápis, canetinhas e papéis para montar as placas de trânsito de uma mini pista!

Deixe um comentário

Prepare seu filho para os desafios de um mundo em transformação