Você sabia que o espaço de brincadeira pode favorecer o processo de letramento?

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Quando pensamos na ação “brincar”, podemos imaginar, em um primeiro momento, algo oposto ao “sério” ou até mesmo sem muita importância. Como consequência desse pensamento, costumamos fazer uma separação entre o brincar e o processo de aprendizagem que, por sua vez, é considerado um exercício de atenção, foco e propósito. No entanto, há a possibilidade de aprimorar os momentos de diversão trazendo diversos benefícios e incentivos ao processo de letramento. 

Afinal, como esse aprimoramento pode ser feito? É importante entender que os processos cognitivos como a imaginação, a solução de problemas e a categorização acontecem tanto nas brincadeiras quanto no processo de letramento. Na infância, a imaginação livre proporciona narrativas e interações sociais que constroem um jogo simbólico de regras. Por isso, estimular brincadeiras que ofereçam essa possibilidade faz com que o pensamento de cada criança se desenvolva e se consolide com uma linguagem própria. 

Através de um espaço lúdico potencializado com diferentes materiais, conseguimos incentivar a leitura e a escrita, a prática da codificação e da decodificação de mensagens, o estabelecimento de correspondências entre sons e símbolos e, por fim, a relação entre a fala e as palavras escritas. Dessa forma, alcançamos um espaço de educação informal no qual a criança, por meio de ações livres, desenvolve seu aprendizado. 

Que tal algumas dicas de brincadeiras e materiais que você pode fazer em casa para favorecer esse processo para a sua criança?

 

  1. Materiais para simular uma brincadeira de ligação telefônica: telefone de lata, por exemplo.
  2. Panelinhas e colheres, juntamente com papéis representando receitinhas, que podem ser feitas pela própria criança.
  3. Lápis, papéis e envelopes: para brincadeiras que simulam escrita de cartas ou bilhetes. (Não é necessário que a criança já saiba ler e escrever!)
  4. Lápis, canetinhas e papéis para montar as placas de trânsito de uma mini pista!

Deixe um comentário

Prepare seu filho para os desafios de um mundo em transformação