Gameficação e o Pilar Global Challenges! Saiba mais!

O processo de ensino e aprendizagem da INTEGRA busca sempre proporcionar experiências únicas para nossos estudantes e, para seguir essa proposta, são frequentemente introduzidas diversas dinâmicas e atividades no dia a dia escolar.

Uma das atividades recentes foi a “Gameficação”, relacionada com o pilar de Global Challenges e coordenada pelo Teacher Diogo. Vamos entender mais sobre a atividade? Conversamos com o Teacher e você confere a entrevista logo abaixo:

Como funciona a atividade?

“Cada classe tem uma missão semanal conhecida como Experience Points (EXP) para a progressão dos personagens deles. A EXP é dividida pela turma para evitar qualquer tipo de competição entre eles, pois eles só progridem se trabalharem juntos. Os estudantes encarnam personagens como, por exemplo, aqueles com mais facilidade em inglês são os wizards (magos), conjuradores poderosos que aprenderam a magia (inglês) através do estudo e que, por dominarem mais esse conhecimento, ajudam os colegas explicando vocabulário. Outro exemplo seriam os clerics (clérigos), alguém que quer manter a ordem e que ajuda chamando a atenção dos colegas para as bagunças que eles fazem. As outras duas classes que temos são o rogue (ladino), um explorador que age em silêncio e que deve preservar o silêncio em sala, e o warrior (guerreiro), que é um lutador forte responsável por ajudar os colegas e o professor com tarefas físicas (coisas como ajudar a pegar material de um colega, apagar o quadro quando necessário, fechar as cortinas da sala, etc.).”

“Porém, um guerreiro pode ajudar um colega com uma palavra em inglês ou um mago pode ajudar a manter a sala organizada sem problemas. A ideia por trás das classes é de que eles tenham motivações extrínsecas (a história e a progressão dos personagens) incentivando-os a tomar a iniciativa e ajudar a sala.”

Em um segundo momento, cada estudante recebeu uma quantidade de Gold Pieces (GP), moeda utilizada no mundo dos jogos para comprar equipamentos que usarão em suas aventuras. A distribuição dos GP foi aleatória e alguns estudantes se deram bem e receberam uma quantidade alta, enquanto outros receberam menos GP. Um aluno não teve tanta sorte e recebeu a menor quantidade.

“A ideia principal era ensinar sobre uso e valor do dinheiro, mas aproveitei para colocar uma ‘missão secreta’ sobre compartilhar o que temos e ajudar o próximo. A missão era que eles ajudassem os colegas que tivessem com quantidades menores de dinheiro para que todos pudessem se equipar bem para as aventuras. Em outras palavras, bastava que eles doassem GPs para que os colegas pudessem comprar os itens necessários.”, disse o Teacher.

“Um aluno prontificou a doar o dinheiro que ele tinha em excesso para que o colega pudesse comprar itens melhores. Depois que o André iniciou a ideia de fazer a doação, o Teacher Diogo deu a eles a possibilidade de fazerem uma”vaquinha” para juntar GPs o bastante para que “o azarado” pudesse comprar os itens essenciais. O Teacher disse que ficou surpreso com o fato deles terem juntado mais GPs do que eles precisavam para ajudar o colega de classe.

Por fim, os estudantes conseguiram cumprir a missão secreta que eles tinham, receberam Experience Points (EXP) adicionais como consequência e a turma aprendeu que eles podem ajudar os outros compartilhando o que têm para que todos possam se divertir juntamente.