I Exposição Virtual de Arte da Escola INTEGRA

Paula Carvalho (Escola INTEGRA)

Como num passe de mágica, 2020 trouxe muita coisa do futuro para o presente. E também aumentou a intensidade de alguns desafios do passado que nós humanos criamos, mas não conseguimos resolver. Fome, poluição, desmatamento, saúde mental… Será possível solucionar isso tudo? Não com o olhar de hoje, não com o olhar só para hoje… Se o presente é o encontro do potencial do futuro com as ranhuras do passado, precisamos desvendar esse potencial. Precisamos dessa potência. Precisamos de menos ranhuras. Precisamos das crianças.

Com vocês, o olhar delas para o futuro!

Gabriel Matos –

Miguel Nagib Loyola | Nicolas Leite Rocha Ferreira (Grade 6)

Durante a oficina “Um olhar para o futuro”, a comunidade INTEGRA ilustrou suas visões para o futuro, tanto para si próprios, quanto para o mundo.

1. Heitor Calil do Nascimento (Grade 2) | 2. Helena Teixeira Oliveira (Grade 2) | 3. Luisa Moreira (Grade 3) | 4. Lucas Matt Guimarães (Grade 2)

Falando em desejos que temos para o mundo, o Grade 3 mostra uma visão de futuro onde os povos indígenas sejam tratados com o respeito que todo cidadão brasileiro merece.

1. Luisa Motta Baptista (Povo Tukano) | 2. Tom Medeiros Vieira (Povo Xavante) | 3. Liz de Souza Vieira (Povo Pataxó) | 4. Tomás Nagib Loyola (Povo Barasana) | 5. Lucas Antunes Rocha da Motta Borges (Povo Pataxó) | 6. Bernardo Alves Zoffoli de Araújo (Povo Terena) | 7. Pedro Reis Rego (Povo Pataxó) | 8. Gabriel Fernandes de Paula (Povo Yanomami)

“Lembre-se do que sua bisavó dizia:

regue as plantas, regue suas relações,

regue seu futuro, porque sem cuidar, nada floresce.”

Martha Medeiros –

Aqui na INTEGRA, enxergamos a juventude como um momento sagrado na vida, pois sabemos que o futuro se encontra neles. Muitos de seus sonhos, vislumbres e esperanças serão realidade um dia.

Gabriel Guaraldo – Veículo do Futuro (Grade 2)
Ana Clara Tavares Almeida (Grade 6)

1. Pedro Repetto de Lima Coelho | 2. Ignácio Schubert Coelho | 3. Cecília Motta Baptista | 4. Abdalla Salah Muhammad Abdalla | 5. Rafael Mascarenhas Gomes Malvaccini

Reconhecemos que para ter um vislumbre do que vem adiante, é necessário reverenciar o passado. Por isso, o Grade 1 fez uma pesquisa de fotos de família, para se reconhecerem nos traços de seus ancestrais. Em seguida, foi lançado o desafio de ilustrarem o seu eu futuro.

Apresentação-Grade 7

Ephemeral Art

Percebendo o mundo ao redor

Luísa Motta

Além de promover a livre expressão artística, a 1ª Semana de Arte Integra veio com o objetivo de trazer novos ares para a comunidade da escola. Os últimos meses trouxeram muito aprendizado, isso é inegável e estamos gratos por isso. Porém, o momento de olhar adiante e fazer planos para seguir em frente está se aproximando. Dentre tantas vantagens, a Arte traz conforto nos momentos de desespero e nos ajuda a processar emoções, para que sejamos capazes de nos compreender sob lentes diversas. Esperamos que esta semana tenha trazido um conforto, no sentido de termos plenitude que existe um futuro pós pandemia, que será muito rico para todos nós.

1 comentário em “I Exposição Virtual de Arte da Escola INTEGRA”