INTEGRA é primeira escola da rede básica de Minas a fazer parte do “Movimento Escolas pelo Clima

Por Lucimar Brasil

A INTEGRA é a primeira escola da rede básica de Minas Gerais a se incorporar ao Movimento Escolas pelo Clima, uma comunidade de instituições de ensino público e privado, com representação em todo o país, que acredita no poder da educação, para acelerar as transformações, desafiar crenças, ampliar olhares solidários e estimular o pensamento crítico e a busca por soluções para os problemas climáticos.

Coordenado e idealizado pela Reconectta – negócio social certificado pelo Sistema B e especializado em auxiliar escolas a trabalharem a sustentabilidade como um valor pedagógico e de cultura -, o Movimento conta com a parceria do The Climate Reality Project, principal rede internacional de líderes climáticos liderada por Al Gore, ganhador do Prêmio Nobel da Paz. A inclusão da Integra foi confirmada pelo Diretor de Operações e Co-Fundador da Reconectta, Douglas Giglioti, nesta segunda-feira, dia 21, em comunicado enviado à Líder do pilar Global Challenges (Desafios Globais), Bruna Martins.

“Fazemos parte agora de uma rede que reúne 94 instituições de todo país. São mais de 11,7 mil educadores e 74 mil estudantes envolvidos com a sustentabilidade. É uma parceria de sucesso que vai nos impulsionar ainda mais, para que a gente consiga desenvolver nosso currículo e mostrar quem é a Integra, o que são os Global Challenges, como a gente trabalha com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), assim como quem são nossos estudantes, o que aprendem e refletem”, comemora Bruna, bastante entusiasmada com a repercussão que o anúncio teve junto à comunidade escolar. “Todo mundo já se sente parte”.

Além da possibilidade de atuação em rede com outras escolas brasileiras a partir dos vínculos que o Movimento se propõe a estabelecer entre os participantes, a Líder dos Global Challenges destaca outra grande oportunidade que a parceria permitirá.

“Vamos transitar por esse universo das questões climáticas por meio do ensino da língua inglesa que derruba fronteiras”, observa Bruna, uma vez que o pilar dos Global Challenges está diretamente relacionado ao ensino bilíngue na Integra. “Será uma forma também de dialogarmos com povos de outros países, apresentar nossos projetos e fazer intercâmbio de fato”, diz.

Assim como a Innovation, a Excelência Acadêmica e o Desenvolvimento Socioemocional, os Global Challenges são pilares da INTEGRA.

“Estão todos conectados. Resolução de problemas para o clima, por exemplo, tem tudo a ver com inovação, e vamos fazer isso através da língua. Os projetos poderão transitar entre inglês/português. Assim, a dimensão dessa parceria pode ser muito maior”, ressalta Bruna, convencida que o Movimento Escolas pelo Clima será um projeto interdisciplinar.

“É um desafio que já está na nossa cultura, é um valor pra gente. Vamos colocar as ideias em prática. O ODS que trata especificamente das questões climáticas é o número 13, mas todos os 17 estão interligados. Queremos discutir atitudes que podem ser adotadas dentro da escola, no dia a dia, e que irão provocar impacto. Nossas crianças serão estimuladas a pensar soluções sustentáveis desde a Educação Infantil. Por isso, é um projeto que vai além da teoria. É a junção da teoria com a prática em projetos que desafiarão os estudantes e toda a comunidade escolar na busca por resultados”, finaliza Bruna.

O que as escolas signatárias recebem por participarem do Movimento?

• Kit institucional de comunicação para promoção;
  • Exposição da logomarca/nome da sua instituição nas mídias especializadas do Movimento.
  • Curadoria de conteúdos sobre Educação Climática;
  • Comunidade on-line e encontros exclusivos entre às escolas signatárias;
  • Convites para eventos e palestras sobre o tema;
  • Descontos e bolsas para formações especializadas no tema.

Quais os compromissos das escolas signatárias?

Até o final de 2021, incluir a temática das Mudanças Climáticas em:

• Pelo menos uma atividade pedagógica com os alunos;
  • Pelo menos uma formação de professores.

Quer conhecer o Movimento Escolas pelo Clima?