Museu Itinerante: o resgate da função social da história!

As aulas de Humanidades da Escola INTEGRA têm como objetivo trabalhar de maneira ampla e diversas questões históricas e sociais relevantes para a compreensão da cultura local e para o conhecimento de mundo de uma maneira geral.

Seguindo essa proposta, no primeiro semestre foi desenvolvido o Projeto Museu Itinerante com o objetivo de discutir a importância da preservação do patrimônio histórico. Para a atividade, os estudantes do Grade 3 fizeram um levantamento de fontes históricas pessoais, de modo que puderam revisitar e contar suas próprias histórias de vida, entendendo que, assim como eles, as cidades também têm uma história que precisa ser preservada ao longo do tempo, mantendo, assim, a memória de um povo viva.

Os itens trazidos pelos estudantes e que fizeram parte do Museu Itinerante foram: certidão de nascimento, certificado de batismo, diário pessoal, primeiros livros lidos por eles, convite do primeiro aniversário, além de foto, bonecas, vestido de batismo e lembranças de viagens.

Com o acervo reunido, os pequenos compartilharam em grupo os momentos especiais de suas vidas, tradições e ensinamentos passados de geração para geração em suas famílias e puderam também conhecer as histórias uns dos outros.

Confira os registros da atividade que foi guiada pela Teacher Rosa!