O modelo VARK e os 4 estilos de aprendizagem

Compartilhe:

Você sabia que existem diferentes estilos de aprendizagem que variam de pessoa para pessoa de acordo com suas habilidades? Entender sobre as diferentes formas de aprender pode facilitar e ajudar todo o processo de recebimento, compreensão e assimilação de novas informações, tornando a experiência do aprendizado mais eficaz. Além disso, pode ajudar você a compreender também melhor não só você mesmo, mas também seus professores, colegas, filhos e estudantes.

O que é a Metodologia VARK

O modelo VARK é um dos muitos que já surgiram a partir de pesquisas sobre esse assunto e foi desenvolvido por Neil Fleming. O modelo leva em consideração principalmente as formas como as pessoas preferem receber informações e como preferem compartilhar aquilo que aprenderam com os demais. O acrônimo VARK diz respeito aos quatro estilos de aprendizagem propostos: Visual (Visual), Aural (Auditivo), Reading/ Writing (Ler e Escrever) e Kinesthetic (Sinestésico):

  • VISUAL (Visual)

A aprendizagem visual conta com o uso de mapas, diagramas, gráficos, formas e aulas expositivas para mostrar como as informações se relacionam, representando de forma visual aquilo que poderia ser dito com palavras! 

  • AURAL/AUDITORY (Auditiva)

A aprendizagem auditiva funciona para aqueles que preferem ouvir ou falar para receber a informação. Assim, pessoas que preferem essa modalidade costumam aderir melhor aos diferentes conteúdos através de palestras, conversas, podcasts e discussões.

  • READ/WRITE (Leitura e escrita)

Aqueles que preferem a aprendizagem através da leitura e da escrita se dão melhor aprendendo através das palavras nas formas de textos, artigos, powerpoints ou até mesmo anotações feitas pelo próprio estudante.  

  • KINESTHETIC (Sinestésico)

O modelo de aprendizagem sinestésico funciona para aqueles que aprendem melhor “colocando a mão na massa”, ou seja, através de suas próprias experiências, laboratórios ou demonstrações que permitam com que a pessoa possa realmente se conectar fisicamente com aquilo que está sendo ensinado.

Sabendo que existem diferentes estilos de aprendizagens, a pergunta que fica é: e as pessoas que se identificam com mais de um estilo?

Essas pessoas entram na categoria Multimodality ou Multimodal:

  • MULTIMODAL

O estilo multimodal é para aqueles que não possuem uma preferência que se destaca ou possuem afinidade com mais de um estilo.  

Dentro dessa categoria existem dois tipos de pessoas:

1- As pessoas mais flexíveis, que não encontram problema em trocar entre os modos dependendo daquilo que estão aprendendo. Assim, escolhem qual modo preferem utilizar dependendo do contexto.

2- Existem pessoas também que preferem experienciar todos os estilos com os quais se identificam antes de formar sua opinião ou suas considerações finais. Normalmente, demoram mais tempo para juntar e agregar todas as informações que coletaram a partir de suas experiências. 

Sim, existem diferentes estilos de aprendizagem! 

FONTE: https://vark-learn.com/introduction-to-vark/the-vark-modalities/

Matrículas Abertas! 

Deixe um comentário

Prepare seu filho para os desafios de um mundo em transformação