O modelo VARK e os 4 estilos de aprendizagem

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Você sabia que existem diferentes estilos de aprendizagem que variam de pessoa para pessoa de acordo com suas habilidades? Entender sobre as diferentes formas de aprender pode facilitar e ajudar todo o processo de recebimento, compreensão e assimilação de novas informações, tornando a experiência do aprendizado mais eficaz. Além disso, pode ajudar você a compreender também melhor não só você mesmo, mas também seus professores, colegas, filhos e estudantes.

O que é a Metodologia VARK

O modelo VARK é um dos muitos que já surgiram a partir de pesquisas sobre esse assunto e foi desenvolvido por Neil Fleming. O modelo leva em consideração principalmente as formas como as pessoas preferem receber informações e como preferem compartilhar aquilo que aprenderam com os demais. O acrônimo VARK diz respeito aos quatro estilos de aprendizagem propostos: Visual (Visual), Aural (Auditivo), Reading/ Writing (Ler e Escrever) e Kinesthetic (Sinestésico):

  • VISUAL (Visual)

A aprendizagem visual conta com o uso de mapas, diagramas, gráficos, formas e aulas expositivas para mostrar como as informações se relacionam, representando de forma visual aquilo que poderia ser dito com palavras! 

  • AURAL/AUDITORY (Auditiva)

A aprendizagem auditiva funciona para aqueles que preferem ouvir ou falar para receber a informação. Assim, pessoas que preferem essa modalidade costumam aderir melhor aos diferentes conteúdos através de palestras, conversas, podcasts e discussões.

  • READ/WRITE (Leitura e escrita)

Aqueles que preferem a aprendizagem através da leitura e da escrita se dão melhor aprendendo através das palavras nas formas de textos, artigos, powerpoints ou até mesmo anotações feitas pelo próprio estudante.  

  • KINESTHETIC (Sinestésico)

O modelo de aprendizagem sinestésico funciona para aqueles que aprendem melhor “colocando a mão na massa”, ou seja, através de suas próprias experiências, laboratórios ou demonstrações que permitam com que a pessoa possa realmente se conectar fisicamente com aquilo que está sendo ensinado.

Sabendo que existem diferentes estilos de aprendizagens, a pergunta que fica é: e as pessoas que se identificam com mais de um estilo?

Essas pessoas entram na categoria Multimodality ou Multimodal:

  • MULTIMODAL

O estilo multimodal é para aqueles que não possuem uma preferência que se destaca ou possuem afinidade com mais de um estilo.  

Dentro dessa categoria existem dois tipos de pessoas:

1- As pessoas mais flexíveis, que não encontram problema em trocar entre os modos dependendo daquilo que estão aprendendo. Assim, escolhem qual modo preferem utilizar dependendo do contexto.

2- Existem pessoas também que preferem experienciar todos os estilos com os quais se identificam antes de formar sua opinião ou suas considerações finais. Normalmente, demoram mais tempo para juntar e agregar todas as informações que coletaram a partir de suas experiências. 

Sim, existem diferentes estilos de aprendizagem! 

FONTE: https://vark-learn.com/introduction-to-vark/the-vark-modalities/

Matrículas Abertas! 

Deixe um comentário

Prepare seu filho para os desafios de um mundo em transformação