Pais inventores! Vamos conhecer os criadores das principais invenções mundiais?

Compartilhe:

Ao longo dos anos, diversas inovações alteraram a história da humanidade. Conhecer os inventores dessas grandes criações é superimportante, pois demonstra aos estudantes de todas as idades a superação de obstáculos com relação ao desconhecido, além da coragem, determinação e persistência que tiveram.

Confira abaixo os “Pais” e suas criações:

  • Thomas Edison e a lâmpada:

Criada em outubro de 1879, Edison conseguiu fazer a corrente elétrica passar através de um filamento de carvão que estava dentro de uma ampola de vidro vazia. A primeira lâmpada à energia elétrica permaneceu acesa durante 45 horas seguidas. Mas não foi de primeira que ele conseguiu o feito! Segundo consta, foram mais de 1000 tentativas com diferentes materiais até conseguir o resultado esperado! Isso sim que é persistência, não é mesmo? A invenção da lâmpada foi revolucionária para diversos setores, inclusive para a indústria cinematográfica!

  • Santos Dumont e o 14-Bis:

A primeira tentativa do mineiro Alberto Santos Dumont com relação à aviação foi fazer um helicóptero voar. Porém, tal feito não deu certo e, em julho de 1906, Dumont construiu um avião de madeira, bambu e seda japonesa nas asas, unido a um balão de hidrogênio. O balão utilizado era de número 14 e, por isso, o avião recebeu o nome de 14-Bis (“14 de novo”). O aeroplano tinha capacidade para um tripulante e o local de decolagem foi Bagatelle, centro de Paris, França. Atualmente, o 14 Bis encontra-se em uma praça no Centro Histórico de Petrópolis, na região serrana do Rio.

  • Joseph Nicéphore Niépce e a câmera fotográfica:

A primeira câmera foi construída em 1826 por Joseph. A ideia da câmera era a seguinte: uma placa de cobre bem polida, parecida com um espelho, era exposta a vapores de iodo, ficando, assim, sensível à luz. Em seguida, a placa era colocada em uma caixa escura com mercúrio, fazendo com que a imagem aparecesse. A história conta que Joseph demorou mais de 8 horas para conseguir a primeira fotografia! Já imaginou?

E você, tem algum projeto que gostaria de tirar do papel? Já conhecia os inspiradores “pais” dessas invenções?

Deixe um comentário

Prepare seu filho para os desafios de um mundo em transformação