Por que incentivar o empreendedorismo desde cedo?

Quando falamos do estudante INTEGRA, estamos falando de um estudante ativo, que se conecta com as mudanças que estão acontecendo no mundo e que se preocupa com o meio em que vive. Nesse sentido, os pilares de Global Challenge e Innovation trazem propostas de atividades e reflexões em que são estimulados o pensamento complexo e a intenção criativa.

Diante desse cenário, o empreendedorismo é trabalhado com nossos estudantes desde cedo para que eles consigam, o quanto antes, propor soluções para as situações que eles enxergam no mundo e na comunidade em geral. Assim, entendemos o empreendedorismo como proposta de valor para o mercado, ou seja, algo que vai trazer uma resolução para um desafio, além de retorno financeiro.

Nossos estudantes conseguem, através de atividades relacionadas ao tema, estruturar e organizar todas as etapas de um projeto, desde a criação até a divulgação do próprio negócio.

Em parceria com o Grupo ENACTUS-UFJF, o Projeto Empreeduca reúne alguns estudantes do Fundamental Anos Finais que se encontram semanalmente com estudantes de outras escolas e pensam, juntos, como eles podem solucionar problemas de maneira criativa.

“O Projeto Empreeduca consiste no desenvolvimento colaborativo de ideias, projetos ou negócios sociais pelos próprios alunos participantes, com suporte por materiais, aulas teóricas e atividades práticas relacionadas à gestão e empreendedorismo. As aulas têm aplicação de conceitos de gameficação e narrativas lúdicas com uso de histórias em quadrinhos desenvolvidas pela própria equipe do projeto.”

Confira a seguir alguns registros de uma ação realizada no 1º semestre de 2022, no dia da inauguração da horta INTEGRA, em que os estudantes fizeram uma imersão presencial em parceria com outras escolas.

empreendedorismo