Saúde e Nutrição andam lado a lado!

Hoje, dia 31 de março, é comemorado o Dia Nacional da Saúde e Nutrição e, por isso, no texto de hoje, nós vamos falar sobre a importância que a boa alimentação tem para o processo de aprendizagem.

Sabemos que os alimentos são fontes primárias de nutrientes e vitaminas que nosso corpo precisa. Nossos hábitos alimentares influenciam na saúde do nosso organismo, mas também no bom desenvolvimento de atividades cerebrais que são essenciais para a potencialização de habilidades e assimilação de conteúdo.

Por isso, saúde e nutrição, além de caminharem juntas, estão diretamente ligadas ao processo de ensino e aprendizagem, uma vez que os alimentos impactam diretamente nas reações químicas que o cérebro executa, interferindo em todos os sistemas como o digestivo e imunológico.

Pensando nisso, fica mais fácil entender o porquê da alimentação infantil ser fonte de preocupação de pais e educadores: ela é um fator determinante para que o organismo da criança desenvolva de maneira satisfatória células e neurônios que vão ajudá-las no crescimento físico e intelectual.

Quanto mais cedo desenvolvemos um bom hábito alimentar, mais chances temos de que ele se mantenha na vida adulta. É por isso que a Escola INTEGRA se preocupa em oferecer o melhor para nossos estudantes.

Além da presença constante da nossa nutricionista Ana Carolina Calil durante o preparo do cardápio e na hora das refeições, existem projetos que estão sendo implementados para que as crianças possam aprender, desde pequenas, sobre a importância do alimento saudável na nossa rotina.

No ano passado, os estudantes construíram uma composteira, que é um espaço destinado ao depósito de material orgânico que será transformado em húmus. Esse processo ajuda na redução do lixo gerado em casa e, consequentemente, no planeta.

E o que a compostagem tem a ver com alimentação saudável? Ao ingerirmos mais alimentos naturais, que precisam ser descascados e cozidos, deixamos de lado produtos embalados e processados, que são péssimos para a nossa saúde. Portanto, cascas de legumes e verduras são materiais necessários para que ocorra a compostagem.

Neste ano, temos a implantação de um projeto de construção de uma horta. Será mais uma oportunidade para que nossos estudantes entrem em contato com os alimentos que eles consomem durante as refeições na Escola INTEGRA.

Além disso, são desenvolvidas atividades interdisciplinares. Uma delas foi com a professora de ciências e a proposta era que as crianças dessem sugestões do que elas gostariam de ver no cardápio da escola. Foi feita também uma atividade culinária com os alunos da Educação Infantil.

Até mesmo durante o período de pandemia que vivemos, foram realizadas oficinas culinárias acompanhadas pela nutricionista Ana Carolina, trazendo um acolhimento e aproximação através da alimentação.