Vamos falar sobre as aulas de música?

Compartilhe:

Aqui na INTEGRA, as aulas de música são trabalhadas de acordo com cada etapa do desenvolvimento da criança, proporcionando experiências condizentes com a faixa etária dos estudantes.

 

Na Educação Infantil, que abrange desde os pequenininhos até o Kindergarten, o processo de musicalização segue os parâmetros da BNCC desenvolvendo o ritmo, o movimento corporal e a coordenação motora. Além disso, são integradas outras artes à música como, por exemplo, o desenho e a pintura. Assim, a aprendizagem artística é transmitida de maneira mais ampla e integral, proporcionando momentos divertidos para a criançada!

crianças pintando

Nas aulas de música da INTEGRA, a musicalização é acompanhada de outras habilidades artísticas

Nossa teacher prepara um repertório musical com canções em português e em inglês, sempre buscando trabalhar com músicas temáticas estimulando, assim, o imaginário dos pequenos. Na Páscoa, por exemplo, uma das músicas cantadas durante a aula foi “Easter bunny”, acompanhada dos instrumentos da banda musical, de modo que nossos estudantes puderam estar em contato com diferentes sons produzidos por instrumentos variados.

 

O trabalho com gestos e movimentos pode ser visto através de algumas dinâmicas como a roda de bambolê. Na atividade, as crianças passam de um bambolê para o outro de acordo com o ritmo da música, trabalhando não só a coordenação motora, mas também as noções de pausa e melodia, respeitando os silêncios e recomeços da música.

O ritmo da música é acompanhado por movimentos em uma roda de bambolê

 

No Early Years, são trabalhados o parâmetro do som, o repertório e a classificação dos instrumentos. Nesse segmento, todas as músicas são em inglês e as atividades mais comuns são os jogos musicais como a brincadeira conhecida por “escravos de jó”.

A turma se organiza em roda para realizar diversos jogos musicais

 

Já no Fundamental II, a parte teórica da música é intensamente trabalhada através de uma atividade chamada “Boom hackers”, que consiste em tubos sonoros, onde cada cor representa uma nota musical. Nesse sentido, são trabalhados os conhecimentos sobre clave e sequência das notas cifras. O trabalho com a flauta também abrange o contato dos estudantes com instrumentos musicais que, por sua vez, oferecem uma diversidade rica de sons, ritmos e harmonia para as crianças.

Nossa teacher Liliany com os tubos sonoros que representam uma nota musical cada um

Deixe um comentário

Prepare seu filho para os desafios de um mundo em transformação