Você sabe da importância da psicologia educacional?

Você sabe da importância da psicologia educacional?

A psicologia educacional é a área de estudo que tem como objetivo dar suporte aos membros da comunidade escolar. Através de técnicas e estratégias educacionais, o profissional está atento aos processos emocionais, cognitivos e comportamentais não só dos estudantes, mas também dos profissionais que atuam na escola.

Assim, o psicólogo educacional pode orientar o time pedagógico na discussão de temas importantes como bullying, relacionamento familiar, além de ajudar os estudantes na boa adaptação entre os colegas e em suas habilidades socioemocionais no geral.

Aqui na INTEGRA, nós contamos com o apoio da Ingrid Pinheiro, nossa psicóloga escolar. Conversamos com ela sobre o assunto e ela nos contou que “a psicologia educacional é um elo fundamental entre as pessoas que formam a comunidade escolar, fortalecendo a união entre famílias, estudantes e equipe”.

Com relação ao suporte na Escola INTEGRA, ela disse que “dentre minhas atribuições, posso citar o acolhimento a toda a comunidade, o planejamento e execução de formações aos professores e a orientação às famílias a respeito do desenvolvimento psíquico e socioemocional da infância e adolescência”.

A otimização do ensino e aprendizagem é favorecida através do desenvolvimento cognitivo, afetivo e social de todos. Nesse sentido, “projetos de intervenção com as turmas, focados em temas coerentes com a realidade das crianças e com a fase do desenvolvimento” disse Ingrid.

Todo esse trabalho é essencial para que o objetivo seja alcançado de maneira constante. Segundo a psicóloga, “unir saúde e educação, pilares básicos da nossa existência, é agir para que o ser humano prospere”.

Venha fazer parte da nossa comunidade escolar! Matrículas abertas.