Você sabe o que é Educação Bilíngue de verdade?

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

 

Olá, tudo bem? Se você ficou curioso sobre o que significa ser bilíngue de verdade, espero poder te ajudar a encontrar uma resposta que faça sentido nas próximas linhas. Atualmente, muitas escolas utilizam o termo educação bilíngue, escola bilíngue, programa bilíngue, mas o que significa estudar em uma escola de ensino bilíngue de verdade? Bem, eu poderia trazer todo o repertório teórico e sociocultural para nossa conversa. Mas, penso que minhas ideias podem ser mais claras, objetivas, e talvez façam mais sentido para você.

Para início de conversa, o ensino bilíngue de verdade é aquele que insere o ensino de uma segunda língua em diferentes contextos educacionais e sociais por meio de um currículo único e integrado. Na maioria das escolas, encontramos a língua inglesa como segunda língua. Mas, espera aí Bruna, quer dizer que ensino bilíngue não é só um número maior de aulas? Pode ser em outras línguas, além do português e do inglês? Sim, exatamente isso! O ensino bilíngue não pode ser compreendido como um aumento da carga horária das aulas de uma segunda língua. Além disso, a Educação Bilíngue se pauta em dois idiomas, sendo assim, poderíamos ter escolas no Brasil com ensino da Língua Portuguesa e/ou francesa, espanhola, chinesa, e outras.

Vou exemplificar para você! Aqui na INTEGRA, o Ensino Bilíngue é de verdade e posso te provar! Nosso ensino bilíngue acontece em todos os níveis escolares por meio de um currículo único e integrado. Mas, como isso funciona? Quando trabalhamos com um currículo integrado, não podemos entender como sinônimo de repetição ou tradução de conteúdos. Trabalhamos de uma forma criativa, ampliando, aprofundando e fortalecendo o que está sendo trabalhando em uma língua por meio da outra, com práticas pedagógicas diferentes. Na INTEGRA, a língua adicional (língua inglesa) é usada para a aprendizagem e o ensino de inglês  e de determinados conteúdos voltados para o desenvolvimento de habilidades de comunicação interpessoal. 

Desenvolvemos projetos educacionais inovadores, de excelência e que visam a equidades, nos quais o domínio de línguas e dos demais conhecimentos sejam instrumentos para que os nossos estudantes dialoguem com ética, autonomia, responsabilidade, competência e humanidade, aproximando culturas e povos em busca da construção de sociedades mais justas. 

Do começo ao final do dia, nossas experiências pedagógicas proporcionam contato de verdade entre as línguas. Nossos estudantes acessam conhecimentos em diversas áreas transitando por meio das duas línguas.

Não posso me esquecer de uma coisa, somos uma escola brasileira e bilíngue. Sendo assim, existe um grande intercâmbio na escola, há espaço para diálogo e trocas criativas e de excelência acadêmica entre as línguas. Nossas experiências de aprendizagem oportunizam um aprendizado significativo e que vai além dos estudos do verbo to be desde a Educação Infantil até as séries finais do Ensino Fundamental.

A inserção da criança desde cedo em um ambiente bilíngue oportuniza a valorização de diferentes culturas, além de favorecer o aprendizado de uma língua adicional e o desenvolvimento cognitivo de modo natural. Nossos bilíngues de verdade são expostos a diversas atividades sociais por meio de unidades temáticas, considerando sempre os interesses e possibilidades de cada faixa etária. Na INTEGRA todo ambiente é passível de instigar a curiosidade e ampliar o repertório linguístico de nossos estudantes. Sendo assim, nossa aprendizagem influencia positivamente a formação cerebral, estimulando a criatividade, o raciocínio lógico e o desempenho em atividades de memória e atenção.

Nossos professores lecionam de forma mais interativa e menos expositiva, para que desse jeito todos os estudantes consigam estabelecer links entre as competências de conteúdo e cognição, participando, esclarecendo dúvidas, compreendendo e discutindo de forma saudável, com o grupo para absorverem tudo o que está sendo passado para eles.

Bom pessoal, espero ter ajudado vocês sobre o que é uma escola de educação bilíngue de fato. Não se esqueça, não basta ter aulas de inglês, parceria com escolas de idiomas e recreação em língua inglesa para ser uma escola bilíngue. Resumindo, o foco da escola bilíngue não é só a língua, vai, além disso!

Se você ainda ficou com alguma dúvida, curiosidade ou gostou do tema, deixa um comentário aqui para gente! 

See you, Teacher Bruna.

 

Deixe um comentário

Prepare seu filho para os desafios de um mundo em transformação