Adesão aos ODS motiva parceria entre INTEGRA e Biociclos

Empresa júnior da UFJF é contratada para apoiar no desenvolvimento do currículo Desafios Globais que tem como diretriz os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Depois do sucesso da parceria para o desenvolvimento de horta e jardim sensorial nas dependências da escola, a INTEGRA e a Biociclos, empresa júnior de consultoria em projetos de Biologia e Meio Ambiente do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora, estão juntas novamente. O contrato que valerá por todo o ano de 2021 tem duas frentes de trabalho.

A primeira delas como suporte ao currículo de Desafios Globais (Global Challenges) que é centrado nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os Global Challenges são trabalhados pedagogicamente da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II na proposta de educação integral bilíngue.

“Vamos atuar em conjunto para apoiar as formas práticas de colocar esse currículo no dia a dia dos estudantes e, consequentemente, de toda a comunidade escolar, assim como discutir sua aderência ao que os ODS estão apontando, assim como o propósito da escola”, explica a gerente de Gestão de Pessoas da Biociclos, Gabriela Lima Façanha, que não esconde o entusiasmo por estar envolvida neste projeto, ao lado de outros três membros da empresa júnior, e sob a orientação da professora Simone Cardoso, docente do departamento de Zoologia da UFJF.

A segunda frente de trabalho da parceria contempla o desenvolvimento dos professores e demais funcionários da escola que terão a oportunidade, ao longo de 2021, de participar de quatro encontros de formação com os consultores da Biociclos. Para Gabriela, o fato da Integra fazer parte do Movimento Escola pelo Clima é motivo de muita celebração, porque são iniciativas complementares e, com certeza, ampliam as oportunidades de troca e aprendizado.

“Nossa orientadora neste projeto, a professora Simone Cardoso vai colaborar na construção das notas técnicas, além de propor soluções para as questões práticas, tendo como base o currículo que a Integra desenvolveu”, observa a gerente da Biociclos.

A experiência de aprender junto

Objetivo da empresa júnior da Faculdade de Ciências Biológicas da UFJF é dar aos estudantes uma capacitação empreendedora, oferecendo a oportunidade de atuarem profissionalmente no mercado de trabalho dentro do âmbito acadêmico.

“A gente consegue trabalhar com diversas áreas, seja em projetos de licenciatura, fauna, flora, além de questões empreendedores, uma vez que a Biociclos integra o Movimento Empresa Júnior (MEJ), que tem abrangência nacional. A Biociclos traz a formação empreendedora para o meio acadêmico”, explica Gabriela Façanha.

A nova parceria com a INTEGRA será um desafio também para a empresa júnior que estará desenvolvendo seu primeiro grande projeto voltado para a licenciatura.

“A gente está se esforçando bastante para trazer contribuições bem legais. Não só eles vão aprender com os nossos conhecimentos em Biologia e Meio Ambiente, como a gente também vai aprender muito com essa experiência. Vamos aprender juntos, com todos se ajudando e colaborando”, prevê, com esperança, a gerente da Biociclos.

Saiba mais em:

Escola Integra – www.escolaintegra.com

Instagram: @escola.integra

Biociclos – biociclos.wixsite.com/biociclosjr

Instagram: @biociclosjr

2 comentários em “Adesão aos ODS motiva parceria entre INTEGRA e Biociclos”