INTEGRA e Biociclos desenvolvem ações conjuntas em Educação Ambiental

Única instituição de Educação Básica de Minas Gerais a fazer parte do movimento nacional denominado “Escolas pelo Clima”, a INTEGRA preparou uma super programação para junho, mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em parceria com a Biociclos, empresa júnior da Faculdade de Ciências Biológicas da UFJF, com a qual mantém parceria desde o ano passado, a escola abriu o calendário especial na última semana com uma live no Instagram sob o tema “Educação Ambiental”.

Líder do pilar Global Challenges (Desafios Globais) da INTEGRA, Bruna Martins, e a presidente da Biociclos, Thaís Gomes de Paula, apresentaram as atividades que serão desenvolvidas ao longo do mês que incluem eventos para famílias, educadores e campanhas de sensibilização nas redes sociais da escola e da empresa júnior.

“Ao longo do mês, vamos falar aos pais sobre a importância da Educação Ambiental e de porque esse tema deve ser trazido para dentro da escola. É preciso ir além do texto comum de que não devemos poluir o rio”, observa Thaís, bastante empolgada pela oportunidade de ampliar a discussão sobre o assunto que deve ser encarado como um compromisso individual e coletivo. “O ser humano tem uma tendência muito grande de não se enxergar como parte do meio. É preciso ir criando essa consciência coletiva”, acrescenta a presidente da Biociclos.

Thaís Gomes é a presidente da Biociclos, Empresa Júnior da UFJF

Na pauta do mês, INTEGRA e Biociclos também estarão juntas na abordagem sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõe a chamada Agenda 2030, na qual os países signatários se comprometem a colocar em prática uma série de iniciativas que visam reduzir os danos da ação humana sobre o meio ambiente e também as desigualdades sociais.

Um deles, o ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima -, visa garantir medidas urgentes para o combate às mudanças climáticas e seus impactos que estão desregulando economias nacionais e afetando pessoas em todos os lugares, principalmente aquelas em situação de maior vulnerabilidade nos países em desenvolvimento.

Os 17 ODS fazem parte do currículo da INTEGRA e são a base do pilar Global Challenges que abriga as disciplinas ministradas em inglês.  Além da live que abriu a programação, a Biociclos fará também ações de comunicação, assim como uma Formação para Professores sobre consumo consciente. O foco será a abordagem de práticas que reduzem o consumo de água, de energia elétrica e de papel e que podem ser implementadas com mudanças simples de hábitos e comportamentos.

Venha conhecer a Escola INTEGRA!

2 comentários em “INTEGRA e Biociclos desenvolvem ações conjuntas em Educação Ambiental”