Alfabetização bilíngue ou Biletramento?

Compartilhe:

 

A alfabetização é definida como o processo único de aprendizagem pelo qual são desenvolvidas as habilidades de leitura e escrita durante a aquisição da língua materna do indivíduo. Já o biletramento é o processo pelo qual uma criança passa em uma segunda língua, aprendendo a se comunicar tanto na modalidade escrita quanto na oralidade.

Esse processo é definido por Nancy Hornberger como “o uso de duas ou mais línguas no ato da escrita e ao redor dele” e ocorre simultaneamente ao processo da alfabetização. Isso acontece por meio da transferência do conhecimento adquirido durante o letramento inicial para o aprendizado da segunda língua. Além disso, esse conceito expande o estudo e a apropriação da língua para além do domínio da leitura, oralidade e escrita, estendendo os letramentos para outras modalidades de comunicação necessárias para o mundo globalizado em que vivemos.

Nesse viés, o processo de biletramento na INTEGRA acontece por meio não só de atividades em sala de aula, mas também por meio de vivências e experiências da criança consigo mesma e das interações com seus colegas. Através da interação com professores proficientes na língua inglesa e da disponibilidade de diversos materiais, os estudantes têm a oportunidade de se desenvolver tanto na língua portuguesa quanto na língua inglesa, tornando-se, assim, cidadãos alfabetizados, letrados e biletrados.

Deixe um comentário

Prepare seu filho para os desafios de um mundo em transformação