INTEGRA leva storytelling para a sala de aula

Você já deve ter ouvido falar de storytelling, certo? Uma técnica para contar histórias bastante utilizada na publicidade e também no meio audiovisual que está invadindo o espaço da sala de aula, como um eficiente meio pedagógico. O estudante, ao contar uma história à sua maneira ou dar destinos a histórias propostas pelo educador, se torna ativo e protagonista da sua própria aprendizagem.

Essa técnica retira a passividade que caracteriza o ensino tradicional, estimulando o pensar por si mesmo, em vez de somente anotar ou decorar respostas prontas. Essa interatividade dá autonomia e estimula a participação e a adesão dos estudantes ao conteúdo, o que é imprescindível no contexto escolar.

O recurso do storytelling se torna muito rico devido à familiaridade que ele traz para o ambiente de aprendizagem. Isto porque, naturalmente, os estudantes gostam de tomar parte e debater os rumos da história com os colegas. É um momento em que a criatividade aflora, e eles, coletivamente, trocam ideias e experiências. Com isso, é possível fazer reflexões sobre um determinado tema, reforçar o conteúdo apresentado pelo professor e, ainda, trabalhar a escuta ativa.

Focada em assegurar as melhores experiências em aprendizagem, a Escola INTEGRA ofereceu aos educadores uma formação especifica em storytelling, ministrada pelas professoras de Artes, Gabriela Guarabyra e Fernanda D’Alessandro. A intenção foi aprofundar o conhecimento na técnica e estimular sua utilização.

Quais recursos usar no storytelling?

Os recursos para a contação de histórias são diversos. Entre eles estão flashcards, realia, recursos sonoros, iluminação, maquiagem, figurino e TPR (Total Physical Response). Esse último é uma abordagem bastante utilizada no ensino da língua inglesa, por meio da fala e da ação. Todos, no entanto, são ferramentas caracterizadas em ampliar as possibilidades da contação de história e em possibilitar que a criatividade voe ainda mais alto.

Mas e para o Fundamental, funciona?

A Escola INTEGRA comprovou que é tabu a afirmação de que ‘’storytelling é restrito à Educação Infantil’’. Essa prática é usada nas experiências de aprendizagem de todos os segmentos. Os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais, inclusive, adoram construir histórias coletivas no Check-in, momento no qual eles contam como chegam para a aula, e compartilham o modo como estão se sentindo, a fim de alinhar as energias.

Matrículas Abertas