Você sabe como funciona o bilinguismo na INTEGRA?

A INTEGRA é uma escola bilíngue de verdade, mas você sabe o que faz com que sejamos reconhecidos dessa forma? Quer saber o que é biletramento e como ele ocorre? Então, vamos lá!

O biletramento na prática é entendido como o processo que torna a criança capaz de se expressar em uma língua adicional, tanto na modalidade escrita quanto na oral. Desde pequenos, estamos expostos à nossa língua materna e, por isso, aprendemos de forma natural nosso idioma, construindo desde cedo frases e sentenças, das mais simples às mais complexas de acordo com o avançar da idade.

O aprendizado de uma língua adicional pode ocorrer da mesma forma, desde que os estímulos nessa língua adicional sejam frequentes, tal como acontece com a língua nativa. Por esse motivo, é importante estudar em uma escola bilíngue de verdade, pois com uma equipe especializada, os estudantes se tornam aptos a desenvolver, desde pequenos, habilidades nas duas línguas: a materna e a adicional.

Essas habilidades vão além do conhecimento linguístico, elas englobam não só o aspecto gramatical da segunda língua, mas também práticas que aumentam as experiências e apropriações de diferentes textos, desenvolvendo a leitura e escrita no novo idioma.

Nós da INTEGRA, temos como principal objetivo formar cidadãos bilíngues, com amplo domínio da leitura, escrita e oralidade na língua inglesa, algo tão necessário para o mundo globalizado no qual vivemos, além de habilidades interculturais.

Além disso, os benefícios de ser bilíngue são diversos! Estudar em uma escola bilíngue ajuda a desenvolver a habilidade de se adaptar a diferentes pontos de vista, aumenta o foco e a concentração, facilitando o encontro com novas soluções para os problemas que podemos enfrentar ao longo da vida.

Através da interação com professores proficientes na língua inglesa e da interação da criança com os colegas, o processo de biletramento aqui na INTEGRA ocorre por meio de atividades dentro e fora da sala de aula. As atividades envolvem sempre os conhecimentos acadêmicos e linguísticos, além de vivências e experiências. Dessa forma, o estudante se desenvolve por completo tanto na língua nativa, quanto na língua inglesa.

Que tal viver a experiência do bilinguismo junto conosco?